Home Bem Estar Turismo BA: Recuperação de edificações seculares em barra valoriza patrimônio religioso
Turismo - 4 de outubro de 2013

BA: Recuperação de edificações seculares em barra valoriza patrimônio religioso

 

A diocese do município de Barra, na região oeste da Bahia, recebeu nesta quinta-feira (3) o Palácio Episcopal da cidade, que foi recuperado pelo Governo do Estado. No município, o governador Jaques Wagner também participou da cerimônia de entrega da Catedral de São Francisco das Chagas. As duas edificações, que datam de meados do século 19, têm grande valor arquitetônico e histórico – a catedral tem estilo neoclássico e o Palácio Episcopal estilo eclético.

No Palácio Episcopal, as obras incluíram melhorias no revestimento, pintura, coberturas e esquadrias de todos os cômodos. As obras foram realizadas pela Secretaria de Cultura (Secult), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), com investimento de R$ 444 mil. O governador disse que “os prédios têm muito valor para a fé e também valor histórico, arquitetônico e cultural para o povo de Barra”. O bispo de Barra, Dom Luis Flavio Cappio, afirmou que “a diocese e toda a comunidade de Barra estão felizes com seus monumentos recuperados”.

O povoamento da Barra do Rio Grande – hoje município de Barra – teve início em 1670, como uma fazenda para criação de gado. A diocese, que data de 1913, foi criada pelo Papa Pio X – que a desmembrou da diocese de São Salvador da Bahia – e participou de momentos históricos da região, lutando por igualdade e justiça social, além de orientar a Igreja Católica numa área que se estendia de Pernambuco a Minas Gerais.

Atualmente o Ipac realiza uma série de restaurações e reformas em monumentos históricos e culturais do estado. Em Salvador, está sendo reformada a Quinta do Solar do Unhão, onde funciona o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) e instalada iluminação cênica em quatro grandes monumentos do Centro Histórico. Outras iniciativas na capital baiana são as obras emergenciais no Forte do Barbalho, a segunda etapa da recuperação do cemitério e igreja do Pilar (na Cidade Baixa) e a recuperação de sete painéis de artistas baianos que estão na Escola Parque, no bairro da Caixa D’Água.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…