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Economia - 4 de outubro de 2013

MG: Compras do Governo de Minas com micro e pequenas empresas aumentam 47%

 

Os investimentos em compras governamentais em Minas Gerais totalizaram cerca de R$ 4,8 bilhões entre janeiro e agosto de 2013. Desse valor, R$ 459 milhões foram gastos nas compras realizadas entre o governo estadual e micro e pequena empresas (MPEs), o que representa um aumento de 47% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando essas compras somaram R$ 312 milhões. Esses dados foram apresentados pelo subsecretário de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), André Reis, nesta quarta-feira (2), durante a quarta edição do Fomenta Minas, em Varginha.

“Esse crescimento é reflexo da simplificação das normas, sistemas e procedimentos e da desburocratização, que facilitam a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais”, explicou o subsecretário André Reis. Das compras realizadas neste ano de micro e pequenas empresas, 87% foram com empresas mineiras. O evento, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) em parceria com a Seplag, orienta como micro e pequenas empresas mineiras podem vender para o poder público.

As MPEs representam 87,38% do total de empresas mineiras e, a partir de dezembro de 2011, passaram a ter exclusividade nas compras de bens e serviços do Governo de Minas até R$ 80 mil. As MPEs representam aproximadamente 64% das empresas inscritas no Cadastro Geral de Fornecedores (Cagef).

André Reis falou sobre as políticas de compras governamentais no Estado de Minas Gerais, destacando a consolidação da política de Qualidade e Produtividade do Gasto por meio de um conjunto de iniciativas que asseguram o aprimoramento contínuo da alocação dos recursos públicos. Além disso, o subsecretário ressaltou o planejamento de compras, a avaliação de fornecedores e a gestão estratégica de suprimentos, que têm como objetivo aperfeiçoar o processo de compras públicas, incorporando sustentabilidade, qualidade e produtividade.

“O Governo do Minas, ciente de suas competências e deveres constitucionais e de seu poder de compra, tem adotado diversas práticas que visam incorporar sustentabilidade aos negócios desenvolvidos, entre eles compras”, explicou André Reis.

Os representantes da Superintendência Central de Recursos Logísticos e Patrimônio (SCRLP), Luciana Drumond e Welson Souza, vão ministrar palestras, nesta quinta-feira (3), sobre as compras públicas no Fomenta Minas. Também foi montado no evento um estande do Governo de Minas para os empresários interessados em se tornar fornecedores se informarem mais sobre o assunto. O encontro reúne empresários e gestores estatais com o objetivo de promover uma aproximação entre os setores público e privado para ampliar a participação das micro e pequenas empresas e dos empreendedores individuais nas contratações estaduais. Foram apresentados os procedimentos e exigências dos compradores públicos, quais são os bens e serviços mais demandados, as principais modalidades de compras, entre outras informações.

A programação do evento inclui, além de palestras, painéis temáticos, seminários, oficinas, cursos e Rodadas de Negócios com micro e pequenas empresas fornecedoras e órgãos públicos com interesses de compra e venda comuns. O Fomenta Minas é realizado de forma itinerante para aumentar a participação das MPEs no volume de compras dos órgãos de governo e das empresas estatais, proporcionando a aproximação entre pequenos negócios e grandes demandantes de produtos e serviços.

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