MG: Encontro do Reinventando o Ensino Médio destaca oferta das áreas de empregabilidade
Nesta semana, cerca de 800 professores da rede estadual de ensino participam da iniciativa “Da proposta às práticas: encontro de professores do Reinventando o Ensino Médio”, desenvolvida pela Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores. Nesse período, os educadores terão a oportunidade de debater as ações do programa, como a oferta das áreas de empregabilidade no currículo escolar para os três últimos anos da educação básica. O encontro é realizado em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A capacitação oportunizará aos participantes a apresentação das práticas desenvolvidas nas 133 escolas que contam com o Reinventando o Ensino Médio atualmente. Os relatos levarão em consideração os trabalhos específicos das áreas de empregabilidade, a articulação com a comunidade, a integração com o currículo e a interlocução dom pedagógico e administrativo. Durante o encontro, os educadores também participarão de atividades por área de empregabilidade, de acordo com as temáticas com as quais atuam. As áreas envolvidas são Comunicação Aplicada, Tecnologia de Informação, Empreendedorismo e Gestão, Meio Ambiente e Recursos Naturais, Turismo e Estudos Avançados/Ciências e Linguagens.
Na área de Empreendedorismo e Gestão, por exemplo, os professores aproveitarão a semana para discutirem os aspectos introdutórios da área como os fundamentos, os conceitos e características, a função do gestor, a dinâmica do mercado e o processo gerencial com fluxos de informações empresariais. “A nossa função é traduzir para esses professores do Reinventando o material que vem da academia, de modo que eles possam assimilar, compreender e replicar os conceitos e técnicas da área aos alunos do ensino médio”, explica o consultor da área, Ivan Beck Ckagnazaroff.
Em Comunicação Aplicada, as discussões com os educadores se pautam em temas como as redes comunicativas, a identificação de territórios e a comunicação na prática. “Queremos que o encontro ajude na ressignificação do papel do professor no processo da comunicação, em que mostraremos que ele não detém o conhecimento e que deve ter o propósito de aprender sempre estabelecendo o diálogo com os alunos”, destaca a consultora da área, Beatriz Bretas.
Os educadores dessa área ainda vão debater sobre como se dá a comunicação nos círculos mais próximos que são a família, a escola e a comunidade, mas também a comunicação midiática na qual será destacada qual é a relação da mídia com o cotidiano da sociedade. “Existe o fenômeno das redes sociais, da internet e temos que ver de que maneira podemos aproveitar desse potencial para trabalhar, não só as questões específicas da comunicação, mas como ela pode estar a serviço das outras disciplinas e conteúdos. É preciso ter uma clareza do papel da comunicação”, ressalta a consultora.
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