Protestos de 7 de Setembro devem atrair menos gente
Milhares de brasileiros já estão se organizando, por meio das redes sociais, para fazer manifestações no próximo sábado, dia 7 de Setembro, quando se comemora a Independência do Brasil. Depois de ter parado o País em junho, por causa do aumento das tarifas das passagens dos transportes públicos, a população quer mostrar sua indignação com os rumos da política nacional.
Ainda que os eventos estejam bastante pulverizados pelo Brasil, o Facebook é a principal plataforma usada para convocar os manifestantes. Apesar da grande mobilização, o cientista político da PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) Ricardo Ismael diz que a grande dúvida dos protestos deste mês é se as pessoas vão querer ir para as ruas de novo. “É preciso alguma palavra de ordem ou duas. Essa coisa muito fragmentada atrapalha”.
O cientista político da UFPR (Universidade Federal do Paraná) Ricardo Costa de Oliveira concorda com o colega da PUC-RJ e garante que, agora, as manifestações não têm mais um caráter consensual, diferentemente do que aconteceu em junho.
“[Os manifestantes] já começam a ser criticados pela esquerda e pela direita por não terem lideranças que tenham cara. Não vai ter o mesmo movimento que teve em junho”. Oliveira também diz que a manifestação pode ser “esvaziada” por atitudes de violência e intolerância, observadas no fim dos protestos de junho. “ Pessoas que tinham objetivos, pessoas de boa-fé, agora têm uma desconfiança sobre quem está por trás desses movimentos. Acabou aquele efeito de manada”
Já para Ismael, duas questões podem atrapalhar as manifestações: a tentativa de “tutelar” o que a população vai fazer e a violência. — O problema é se você tentar tutelar. A sociedade deve criticar quem ela acha que deve criticar. O bacana de junho é que teve uma critica que não era para um partido em particular.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…