Home Notícias Saúde 4 substituições no prato que emagrecem e dão saúde
Saúde - 12 de dezembro de 2014

4 substituições no prato que emagrecem e dão saúde

 

Manter uma dieta saudável é uma tarefa supersimples, mas que exige muita dedicação e força de vontade. Justamente por isso, muitas pessoas optam por pegar um atalho para o corpo perfeito e acabam sabotando a própria saúde com dietas perigosas.

Porém, não só elas colocam o bem-estar em risco, como acabam prejudicando o próprio emagrecimento, já que, quase 100% das vezes, resultam no efeito sanfona – ou seja, a pessoa volta a ganhar peso após o término do regime.

Não tem jeito: a única maneira garantida e saudável de perder peso é através da reeducação alimentar. O que você deve ter em mente é que este é um processo que vai demorar um pouco mais de tempo para ser concluído, mas que irá gerar resultados mais satisfatórios. Por isso, comece fazendo algumas substituições no prato ou preparação da comida e perceba como seu corpo e saúde irão melhorar.

A especialista em cozinha saudável Giovanna Vilela, editora do site Panela&Tênis, ensina que a simples mudança de alguns hábitos pode fazer uma grande diferença. “Substituir alimentos corriqueiros por opções mais leves traz melhorias para o corpo de uma forma geral, sem muito trabalho”, afirma.

Confira 4 substituições que ela sugere para as principais refeições do dia:

Café da manhã

Troque: pão francês por tapioca

Além de não ter glúten, a tapioca é rica em nutrientes e é muito saborosa. Recheie com geleias, queijo branco, frutas, peito de peru e outras opções magras.

Almoço

Troque: frito por assado

 

Praticamente toda preparação feita no óleo pode ser cozida no forno sem comprometer o sabor – e melhorando significativamente a qualidade da comida.

Troque: branco por integral

Os grãos e farinhas integrais (como arroz, macarrão, pães, etc.) são tão calóricos quanto suas versões refinadas. Porém, eles contêm um alto nível de nutrientes e, principalmente, fibras, que ajudam no bom funcionamento do organismo e no emagrecimento.

Jantar

Troque: molho industrializado por caseiro

O molho industrializado é mais prático, mas contém conservantes que o tornam uma bomba de sódio no organismo, causando aumento da pressão arterial e retenção de líquidos, dentre outros prejuízos. Aposte no molho caseiro feito à base de legumes.

Dica extra: 20 minutos antes do jantar, coma um prato de folhas com 1 colher de chia. Você se sentirá mais saciada e comerá menos.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…