Teixeira de Freitas: Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente debate emergência climática
Na última sexta-feira (13), o Campus X da Uneb, em Teixeira de Freitas, foi palco da Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, que teve como tema central a “Emergência Climática”. A edição deste ano, a primeira realizada nesse formato, contou com a participação de nove dos treze municípios do Extremo Sul da Bahia. Alcobaça, Caravelas, Itanhem, Ibrapuã, Jucuruçú, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri e Vereda foram os municípios representados no evento, que reuniu quase 300 pessoas para discutir soluções e estratégias sobre o impacto das mudanças climáticas na região.
A conferência teve uma programação intensa, que incluiu a leitura do regimento e uma palestra da professora Doutora Guineverre Alvarez Machado de Melo Gomes, docente do Mestrado em Ciências e Sustentabilidade (PPGCS) da UFSB. Ela também é líder do RG CLIMA, um grupo de pesquisa voltado para as mudanças climáticas, direito e sociedade. Sua participação foi fundamental para enriquecer as discussões, fornecendo um olhar acadêmico e técnico sobre os desafios enfrentados pelas comunidades da região diante das mudanças climáticas.
A conferência foi organizada pelo Consórcio Construir, responsável por impulsionar ações de infraestrutura no Extremo Sul da Bahia. Manrick Teixeira, prefeito de Vereda e presidente do consórcio, destacou a importância da união entre os municípios para enfrentamento da emergência climática e a construção de políticas públicas mais sustentáveis. “Esta conferência, com um plenário cheio, só evidencia a urgência e a importância do tema aqui discutido. É claro que muita coisa ainda precisa ser feita, mas pequenos passos como esses são necessários e importantes para a conscientização e formação de uma geração futura comprometida com um mundo mais sustentável”, afirmou Manrick.
Além das discussões e propostas, a conferência também elegeu 18 delegados que representarão o Extremo Sul da Bahia na 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, marcada para 11 e 12 de março de 2025, em Salvador. Estes delegados serão responsáveis por defender e inserir no documento estadual que irá para Brasília, as 10 propostas prioritárias que foram construídas pelos participantes durante a conferência intermunicipal de meio ambiente. O evento reforçou a importância de uma ação conjunta entre municípios para garantir a preservação ambiental e a qualidade de vida das futuras gerações.
Noticia10
Caravelas recebe nova ambulância do Samu em reforço à rede de urgência na Bahia
A cidade de Caravelas, no extremo sul da Bahia, foi uma das contempladas com uma nova ambu…