Home Notícias Brasil 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, negociadas pelo Nordeste, com a ajuda de Lula, vão atender todo o Brasil.
Brasil - 13 de março de 2021

37 milhões de doses da vacina Sputnik V, negociadas pelo Nordeste, com a ajuda de Lula, vão atender todo o Brasil.

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o mediador responsável  de uma reunião com Kirill Dmitriev, diretor do Fundo de Investimento Direto Russo, que financia a produção de vacinas Sputnik V, sobre a aquisição do imunizante por parte do consórcio Nordeste. As 37 milhões de doses da vacina russa contra a covid-19 Sputnik V negociadas pelos governadores do Nordeste devem ser distribuídas a todo o país pelo Ministério da Saúde, informou hoje o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). 

Os governadores dos estados do Nordeste se reuniram virtualmente hoje de manhã com o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, para que as doses da Sputnik V passem a integrar o PNI (Programa Nacional de Imunizações). A previsão é que o contrato seja fechado na próxima semana. Dessa forma, informou Wellington Dias, todas essas doses deverão ser distribuídas pelo ministério a todo o Brasil para reforçar a vacinação da população contra o coronavírus. 

A expectativa é que o primeiro lote da Sputnik V chegue em abril em Guarulhos, em São Paulo. O governador disse que a intenção é “evitar que um estado que tenha dinheiro vacine todas as pessoas e outro que não tem [dinheiro] fique muito atrasado”. “[Queremos] Manter a regra: variadas vacinas e mais vacinas, sim. Mas, para todo o Brasil”, completou. 

A autorização de uso da Sputnik V no Brasil, porém, ainda precisa ser aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A agência aguarda a entrega de documentos necessários para o trâmite do processo por parte da farmacêutica União Química, representante dessa vacina no país. “Aprovamos manter a regra do Plano Estratégico Nacional de Imunização, que tem base científica com a regra de fases e por critério de maior risco. Aprovamos um modelo de contrato e que o ministério entra como interveniente. E a vacina será entregue em Guarulhos, para o Plano Nacional e pagamento pelo Sistema Único de Saúde”, disse Dias.

noticia10

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…