Home Últimas Notícias Institucional ES: Assembleia Legislativa capixaba firma cooperação com Instituto Brasil-China
Institucional - 11 de setembro de 2021

ES: Assembleia Legislativa capixaba firma cooperação com Instituto Brasil-China

A Frente Parlamentar Brasil-Espírito Santo-China da Assembleia Legislativa (Ales) celebrou termo de cooperação com o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), visando às relações comerciais entre os dois países. O termo de cooperação de interesse mútuo prevê a colaboração e assessoria com o objetivo de ajudar a frente parlamentar. O documento, assinado durante a reunião realizada no Plenário Dirceu Cardoso nesta sexta-feira (10), tem validade até o final da atual legislatura, podendo ser renovado no futuro.

Além das atividades de colaboração com a frente, as partes poderão promover seminários, eventos, participar de missões à China e receber parlamentares chineses vindos ao Brasil e ao Espírito Santo. Tanto a frente parlamentar como o Ibrachina estarão voltados para as relações comerciais e de negócios bilaterais Brasil-China, no que diz respeito ao Espírito Santo. Durante a reunião, foram destacados o potencial comercial e logístico do Espírito Santo, sua localização estratégica e o crescimento das relações comerciais do Brasil e do estado com a China.

O comércio Brasil-China foi destaque na fala do presidente do Ibrachina e também presidente da Coordenação das Relações Bilaterais Brasil-China na OAB Nacional, Thomas Law. Ele afirmou que a China é o maior parceiro comercial do Brasil, por mais de 12 anos consecutivos. “E alguns números surpreendem. Desde 2007 até 2021, temos mais de 170 projetos confirmados no Brasil, com mais de US$ 60 bilhões de investimentos”.

Law revelou que as trocas comerciais entre Brasil e China ultrapassam US$ 100 bilhões anuais, desde 2019. Ele também ressaltou o interesse chinês na área cultural, a cooperação na área tecnológica, na segurança cibernética, além do enfrentamento da Covid-19 e das mudanças climáticas. Tudo isso, segundo ele, com responsabilidade social, de governança e ambiental. Ele destacou o potencial do estado, com os minérios, mármores, granitos e logística.
Noticia10/secomALES

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…